terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Reflexão

"Freqüentemente aproveitamos do conforto
de uma opinião sem o desconforto do pensamento."

-John F Kennedy


Influência.

Se te perguntarem quem te influencia, mesmo respondendo coisas como "meu pai", "John Lennon" ou "Dostoievsky", você ainda pode muito bem ser alvo de milhares de influências até então imperceptíveis. Se você não beijou alguém no portão do condomínio porque o porteiro estava de olho, acorde: o porteiro te influencia.

Milhões de fatos como esse passam pelos nossos olhos diariamente. Pessoas ordinárias podem sim ter um impacto brutal em nossas vidas, podem nos fazer desistir de momentos mais serenos, mais naturais, em prol de mantermos uma postura.

Toda essa pose desnecessária, toda essa preservação de uma postura idiota não nos leva a lugar nenhum. Eu percebi a pouco tempo que a maioria das pessoas que eu tinha medo que pensassem mal de mim e que criassem uma imagem minha amoral já tinham essa imagem pronta e dita como verdade desde o dia em que me viram pela primeira vez. independente dos meus atos todos amam julgar, e o mais rápido possível.

Pessoas conservadoras são um perigo diário, e quando menos percebemos estamos cercados pelos seus olhares e comentários preconceituosos. Eu não digo façam o que quiser, e esta deverá ser a lei. Eu quero é que se tome mais cuidado quando se abdica de um daqueles momentos mágicos apenas por influência de pessoas ordinárias, porque esses momentos podem custar a se repetir. Lembro-me sempre do "
Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada."

A gente já se priva tanto.

No mais, quando praticamos esse ato de auto-censura estamos é assumindo que existe um meio certo de agir. E que nunca é o nosso.



"Deus meu, se a gente não se guarda, como nos roubam!"
-Clarice Lispector

Nenhum comentário: