sábado, 7 de abril de 2007

Esmola

"A cólera também tem privilégios".
O Rei Lear, Shakespeare

E eu já não sei mais se isso é um post ou um desabafo. Como posso continuar existindo achando que é um milagre grande demais estar vivo? Eu nunca exijo nada da vida, por que o ato de viver já é mais do que eu posso pedir?

Você tem uma doença, te botam na cabeça que você é quase normal por pura obra do destino - se dependesse da medicina você seria um cadáver - e o que você faz? Vive a vida com a concepção de que se você sobreviveu é porque tem uma missão, um objetivo grandioso e nobre, ou passa a fazer o menor dano possível, já que nem deveria estar vivo mesmo?

Se você entra em uma festa, da qual jamais poderia ter sido convidado tanto pelo jeito que está vestido quanto pelo seu conteúdo, você pensa "Sou foda! Olha onde cheguei e agora vou arrasar!" ou você fica num canto rezando pra que ninguém te note, só servindo de garçom para que os outros se divirtam mais?

Vinte e um anos para eu me olhar no espelho agora e dizer:
-Não se faça de coitado, você é miserável porque se acha miserável.
Se eu exigisse demais da vida tudo o que todas as pessoas tem, eu não estaria me iludindo e nem me arriscando. Quem já não tem nada, nada pode perder, já ensinava Mr Tzu.

Lendo sobre a obra de Nietzsche eu percebi algo vital a minha sobrevivência. Ele critica duramente o desperdício da fé, de como a fé faz o ser humano aceitar melhor os problemas e nada faz para superá-los. Apesar de ele ser contra a fé em todos os sentidos ele me fez um favor, ele me fez ver que eu uso a fé como desculpa e não como força, uso como conforto e não como incentivo. Eu posso mais e no entanto me vejo gastando infinito tempo apenas no que deu errado e me poupo do que pode dar certo, por algum motivo incompreensível.

O resultado é nítido: eu aceito bem as derrotas, tão bem que cheguei a me acostumar com elas. Amigos íntimos e de anos.

Correr o risco do fracasso sempre foi uma opção, agora, correr o risco do sucesso, de dar certo, ah! Isso sim me assusta!



"No one can make you feel inferior without your consent."
-Eleanor Roosevelt

Um comentário:

Fábio disse...

Eu juro que tentei comentar seu post mas... Não consegui.

Talvez seja por que, de certa forma, eu ainda esteja buscando responder as mesmas perguntas.

Boa sorte pra gente.

E obrigado pelo comentário. =)