quinta-feira, 26 de abril de 2007

Teoricamente Incorreto

"Perder-se também é caminho".
Clarice Lispector


Afinal, quanto do que você diz pode ser aplicado na prática? Em que ponto a palavra de consolo deve se tornar ação?

Pessoas tendem a se cegar diante dos problemas. Sentimentos e pensamentos se alinham para que o foco seja sempre o problema e nunca a solução. Quando a mente aceita que a situação chegou ao limite só o tempo ou outra pessoa - aquela que chamamos de amigo - podem te excluir do círculo vicioso dos pensamentos e sofrimento.

Eu entro aí.

Motivado por um impulso filantrópico me torno mais que apoio, me transformo em bem mais que o ombro que se chora. Eu tento te livrar disso tudo. E agora. Funcionou dezenas de vezes, falhou milhares.

E tudo caminha bem até que um ouvinte interfere e diz "Chega dessa filosofia blá blá blá" - houve um rompimento aí. Houve algo forte, a negação de que nada do que foi dito vale a pena ser tentado e as ações sugeridas são simplesmente impraticáveis. Fica tudo apenas na teoria, e mais que isso, a teoria é ainda assim incorreta.

Num mundo onde todas as pessoas sofrem por amor, onde todas as histórias se repetem, por que raios as pessoas insistem em afirmar que a situação é diferente ou inédita?

Eu tenho uma teoria (e que como todas as outras pode estar incorreta): o fato pode ser diferente, a dor humana é a mesma. O que muda sempre é a intensidade. Diz-me que na minha visão tudo é mais simples, mas é que eu acho que se pode evitar tantas lágrimas, não é falta de respeito por ti, é excesso de zelo. Sinta logo, aceite a ausencia, leve o tempo que levar, mas está perdendo uma ou até duas oportunidades bem ao seu lado.

No mais, podem ser os meus conselhos infantis ou os teus sentimentos imaturos.

Independente da resposta, quem chora aqui é sempre você.


"Eu quero sua energia
Eu quero sua fantasia
Eu quero ver suas mãos
Eu quero me afogar em aplausos

Você me vê?
Você me entende?
Você me sente?

Você me ouve?"
-Ich Will (tradução) - Rammstein

Nenhum comentário: