terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Anatomia do Amor

For a lonely soul it seems to me
you're having such a nice time
-Nothing in my way, Keane.


Meredith Grey. Eu acompanho a vida dessa mulher durante quatro temporadas. Seus relacionamentos, seu medo de se entregar e confiar, seus dramas familiares e sua obsessão pela medicina. E, em cada fase da vida dela, uma lição nova pra mim. Eu aprendo muito com Grey's Anatomy.

O que essa mulher me ensinou de mais importante tem a ver com relacionamento. Primeiro, Meredith (infelizmente) sabe diferenciar bem o amor do ato de relacionar. O fato de você amar uma pessoa e ser amado não significa relacionamento saudável, não significa necessariamente final feliz. Amar é espontâneo; já relacionamento, namoro, exige bem mais.

Meredith: Ok, você pode dizer o que quiser pra mim agora.
Derek: Eu quero casar com você. E quero ter filhos com você. Quero construir uma casa. Quero me estabilizar e quero envelhecer com você. Quero morrer aos 110 anos, em seus braços. Eu não quero apenas 48 horas ininterruptas. eu quero uma vida inteira.
[Meredith dá um passo pra trás]
Derek: Humm. viu o que acontece? Eu digo coisas como essas, e você luta contra seu instinto de correr na direção oposta. Tá certo. Eu entendo. Você é apenas uma iniciante e eu já tenho feito isso por um bom tempo. Lá no fundo, você ainda é uma estagiária, você não está pronta...

Meredith vive fugindo. A cada passo que o seu homem dos sonhos dá para avançar ela foge. Muita coisa tem dado errado na vida dela ultimamente, mas ao invés de se apoiar no seu homem ela se isola e prefere sentir toda a dor sozinha. Mãe com mal de Alzhimer, pai alcoólatra que a abandonou, meia irmã que rouba espaço, tudo faz com que ela desacredite no amor. Meredith não vive, não aproveita, ela sobrevive como pode, usando o trabalho como válvula de escape e sexo como forma de prazer. Derek, o homem dos seus sonhos até tenta um namoro, mas ela não.

Meredith: eu... Hummm...
Derek: Você ainda não está pronta pra isso.
Meredith:
Não.

Derek:
E eu exigi demais.

Meredith: Acho que sim.
Derek:
Então, é isso?

Meredith: Sim.
Derek:
Nós estamos terminando?

Meredith: Nós estamos terminando!

Se perder no meio dos problemas é sempre uma opção. Sentir a dor como se nunca fosse curar, como se o mundo não desse voltas, acontece o tempo todo. Perder-se em meio a vida é a forma mais fácil de se perder um amor.

E o medo de se entregar mais ainda também. Ela se vê como uma garota Hardcore que quando precisa de um homem ela tem, mas sem jamais se envolver.
Derek quer casar,
Meredith quer transar.
Derek
quer morar junto, Meredith quer um lugar para transar.
Derek quer uma companhia para o resto de sua vida, Meredith quer cada vez mais sexo.
A primeira vista pode parecer que falta sentimentos, mas não falta. Ela o ama, mas se contenta em tê-lo por algumas horas. Só assim ela pode ter a pessoa amada sem o peso de responsabilidade alguma e sem o risco de se magoar.


Pior que decifrar Meredith Grey, seus medos e seus traumas é descobrir que, na realidade, a culpa é toda do Derek. Foi ele que desde o princípio escondeu dela fatos sobre o seu passado que a decepcionaram (na realidade decepcionaria qualquer um, não conto o que aconteceu caso alguém ainda não tenha assistido). Derek mentiu, justamente quando ela tinha decidido viver esse relacionamento, ele cometeu o erro mais fatal de todos.

A mentira ou a omissão sempre rodeiam um relacionamento. Todos acreditam que se esconderem uma coisa aqui ou relevar um fato ali será mais saudável. Percebam: quando a verdade vem a tona é sempre assim que se perde a esperança. É quando a gente acorda e vê, de verdade e por inteiro, a pessoa que está dormindo ao nosso lado.

Faltar com a verdade pode ser irreversível, essa é a maior lição de Mere
dith Grey. Amar apenas as qualidades é fácil, mas com o tempo se descobrem os defeitos. Jamais esconder nada tem dado tão certo, porque quem ama de verdade ama por inteiro, e juntos podemos mudar em nós o que for necessário. Amor transforma.

Estar com alguém que não consegue lidar com as suas verdades jamais vai dar certo. E num relacionamento, nenhuma máscara dura pra sempre.


Meredith: Eu não quero que você saia com outras pessoas. Eu posso não ser suficiente pra você, mas eu estou tentando melhorar, então eu não quero que você saia com outras pessoas além de mim. É isso. Exceto, eu te desejo tanto que me assusta mas, de qualquer maneira, aqui estou eu te desejando. E o medo significa que eu tenho algo a perder, certo? E eu não quero te perder.


2 comentários:

Bruno Canato disse...

Mas às vezes o que uma Meredith mais precisa pra largar mão da imaturidade é perder o que tem. Altruísmo é algo lindo em teoria, mas doloroso na prática - quem se doa sem limites se ressente. Por isso vira e mexe eu troco de canal, vejo algo de Grey´s Anatomy e me pergunto, why won´t you dump her already?

Rô Amadeu disse...

O rumo do casal fica bem nítido no terceiro ano. É a conclusão de toda essa história de Addison, McVet e tantos outros empecilhos.

E o pior: quando todos esses empecilhos acabam, não existe felizes para sempre. Existe é uma Meredith damaged, dark and twist inside.

Aí sim Derek entende que o tempo todo não foram fatores externos que destruíram a relação, foi ela.

E então chegamos ao último capítulo do terceiro ano...


(e já adianto, o que acontece não é nada óbvio)