sábado, 31 de março de 2007

A força da decepção

"Everyone thinks of changing the world,
but no one thinks of changing himself."
- Tolstoy


É fácil tentar mudar, mas quando essa mudança interfere em seus alicerces é necessário mais que um simples empurrão. E eu nem tive tempo de respirar, nem de gritar vitória, aconteceu
algo de uma maneira tão violenta que eu visualizei o fundo do poço novamente. Graças ao meu orgulho e à uma amiga eu não me joguei.

Quando você muda, o mundo muda. Não é só uma questão de ponto de vista, as coisas realmente acontecem para que, ou você prove que mudou, ou que você desista da amarga jornada. Ontem foi esse dia chave, ontem o mundo respondeu. E eu quase desisti.

Você se prepara para a batalha, repensa as táticas, mas o que você não espera é que um dos seus maiores aliados fosse lutar contra você. É uma verdade universal: Você pode fazer com que as pessoas insignificantes não te magoem, mas quando você for traído, quando quem você confiava te faz sofrer e de propósito, bem, não há saída. Você fica vulnerável.

E eu confiei. Juro que eu nunca desconfiei que uma das poucas pessoas que prestam naquele lugar fosse me olhar com aquele olhar frio, e fosse dizer palavras que me quebrariam por dentro. Eu na hora respondi com ódio e com um olhar de intocável, mas houve antes um milésimo de segundo de total inconformidade e dor. E aquele segundo de dor quando eu fui embora se transformou em horas.

Queria eu poder não ter confiado, não ter ajudado. Eu entendi e aprendi que, se até eu participo da teoria de "Every once in a while? Pick up a car!", ou seja, às vezes, dê o braço a torcer e faça "uma social", então pessoas próximas dos meus inimigos, mesmo sendo contra, podem muito fazer a social, mesmo que isso signifique me maltratar.

Mas como eu disse no começo eu quase desisti, e a palavra quase leva a um outro desfecho. Sim, eu prossigo e sinto que era essa a prova final eu sobrevivi.

Tenho que contrariar o que disse na primeira frase, nenhuma mudança é fácil.

Mas todas, após as provações, são sem dúvida prazerosas.


E eu me sinto... Pronto.


"To exist is to change, to change is to mature,
to mature is to go on creating oneself endlessly."
-Henri Louis Bergeson

Nenhum comentário: