sábado, 17 de março de 2007

Infantilidade

"Se não você, então quem? Se não agora, então quando?"
- Gary Herbert

Lembra de quando você era criança e te perguntavam "quem você levaria pra uma ilha deserta?"
Você fala o nome de algumas pessoas e te imterrompem - "Só pode uma!" ou lembra dessa: "O que você faria hoje se o mundo fosse acabar amanhã?". Coisa boba, e não é que hoje assistindo mais um capítulo da maratona Grey's Anatomy eu senti vontade de fazer uma lista dessas, de verdade.

No mundo, nesse exato momento deve ter um médico olhando nos olhos de um paciente e dizendo "Você tem mais um mês de vida". E se o paciente fosse eu?

"Se eu fosse morrer em um mês, eu aproveitaria meus últimos dias.
Eu sairia toda noite com a Natalia e não me importaria em como estaria dia seguinte. Eu beijaria alguém que tenho vontade desde o último Plastika e fico esperando outra oportunidade pra fazê-lo, não melhor, eu tomaria a iniciativa e nem me importaria se fosse desprezado.
Eu deixaria tudo pro meu sobrinho, eu quero que ele tenha uma faculdade.
Pediria desculpas a todas as pessoas que eu prometi não esquecer, mas que a distância foi maior que qualquer vontade. Perdoaria tudo e a todos, essas coisas pessoais se tornariam pequenas perante a morte.
Eu diria aos meus pais 'Belo trabalho comigo. Apesar de tudo criaram um homem consciente. Orgulhem-se de ter criado não só um ser que existiu, mas de terem criado uma Vida.'
Pediria a todos os amigos para me abraçar, eu precisaria sentir a todos para que quando partisse eu não pensasse mais em voltar. Missão cumprida e ponto final.
E por último, eu tentaria registrar tudo o que fosse possível num livro. Não seria uma biografia, jamais! Seria composto de reflexões minhas e de amigos para que todos pudessem enxergar a vida com outros olhos."

No final eu me sentiria vazio. Eu queria deixar algo duradouro pro mundo, algo que ajudasse a humanidade. No entanto morreria com aquela sensação estranha e vazia que se tem quando morre e chega a conclusão de que, apesar de não ter matado nenhuma vida, não salvei nenhuma também.

E, se depois desse mês me dissessem "Mentira, você tem mais 10 anos!", eu choraria.
Feito criança eu me consumiria em lágrimas, repensaria minha vida toda. Me sentiria renovado, renascido, e diria "Dez anos? Dá tempo! Vou fazer o que quero""

E você, quanto tempo você se dá de vida? E fará o que com ele?

Afinal, você nunca sabe quando vai pisar de novo em um hospital...


"Life, like poker, has an element of risk. It shouldn't be avoided.
It should be faced." -Edward Norton


Um comentário:

Bruno Canato disse...

"- Eu quero possuir você, Cetim.
- Aqui? Agora?
- Se não aqui, onde? Se não agora, quando?
- Espere, Crack, você está me confundindo."
- diálogo de "Baseado em uma História Irreal"